A Fundação Biblioteca Nacional (FBN), vinculada ao Ministério da Cultura, prorrogou até o dia 3 de novembro de 2025 o prazo de inscrições para o Programa Nacional de Apoio à Pesquisa (PNAP). Segundo nota oficial, o edital disponibiliza quatro vagas para bolsas de pesquisa no valor de R$ 3.100 mensais, com duração de 10 meses, destinadas a doutores nas áreas de Biblioteconomia / Ciência da Informação e Letras. Duas das vagas serão destinadas preferencialmente a pesquisadores negros, e duas serão de ampla concorrência.
Os bolsistas selecionados deverão atuar presencialmente por 20 horas semanais em projetos definidos pela própria FBN, sob coordenação de técnicos e pesquisadores da instituição. Alguns dos temas anunciados incluem: “Repositório institucional FBN : protocolos e práticas”, “Memória e preservação digital: o desafio da expansão”, “A gramatização no Brasil: língua e construção da nacionalidade no acervo da Biblioteca Nacional – 1808‑1930” e “O palácio da memória: escrita e oralidade”.
O PNAP foi criado para fomentar a produção de conhecimento com base nos acervos da Biblioteca Nacional, estimulando pesquisas de caráter científico, tecnológico e cultural. Desde sua instituição, em 2004, o programa já apoiou mais de 300 projetos.
Instruções sobre como se candidatar, mais detalhes dos projetos de pesquisa e os perfis dos candidatos podem ser acessados no edital disponível neste link. Os interessados podem consultar o edital completo no site da FBN ou enviar dúvidas para o e‑mail [email protected].