O Doc.MIS, programa mensal do MIS de São Paulo voltado a filmes documentais, vai exibir gratuitamente o longa-metragem “Fernanda Young: foge-me ao controle” (2024), de Susanna Lira, sobre uma figura indispensável no cenário cultural brasileiro dos anos 1990 e 2000.
A exibição é gratuita e vai acontecer na próxima quinta, dia 8, às 19h. A retirada de ingressos estará liberada na bilheteria do MIS 1 hora antes da sessão. Após o filme, será realizado um bate-papo com a diretora.
A relação do MIS com Fernanda Young vem de longa data. Em 2012, o Museu exibiu a exposição “A louca debaixo do branco”, baseada no livro homônimo de Fernanda sobre a relação das mulheres com o casamento. A instalação contou com fotografias de nomes como Bob Wolfenson, Hidelbrando de Castro, Daniel Klajmic, Ludovic Carème, Paulo Vainer e Henrique Gendre, além de vídeos da própria Fernanda, de Raquel Zimmermann, de Cláudio Belizário e de Rodrigo Bernardo.
Fernanda Young
Fernanda Young (1970–2019) foi uma escritora, roteirista, apresentadora e atriz brasileira, conhecida por seu estilo provocador e multifacetado. Nascida em Niterói, Rio de Janeiro, destacou-se como coautora da série de comédia “Os Normais” (2001–2003), exibida pela TV Globo, em parceria com seu marido, Alexandre Machado.
Além da televisão, publicou diversos livros, incluindo romances e poesias, como “Vergonha dos Pés” (1996) e “A Mão Esquerda de Vênus” (2015). Na TV por assinatura, apresentou programas como “Irritando Fernanda Young” e protagonizou a série “Surtadas na Yoga”.
Young faleceu aos 49 anos, vítima de uma crise asmática, deixando um legado marcante na cultura brasileira.