10 de maio de 2025
Nova Imagem no Header

Museu da Imagem e do Som de São Paulo exibe documentário sobre Fernanda Young

A exibição de "Fernanda Young: foge-me ao controle" é gratuita e vai acontecer na próxima quinta, dia 8, às 19h, em São Paulo.
7 de maio de 2025
A exibição de "Fernanda Young: foge-me ao controle" é gratuita.

O Doc.MIS, programa mensal do MIS de São Paulo voltado a filmes documentais, vai exibir gratuitamente o longa-metragem “Fernanda Young: foge-me ao controle” (2024), de Susanna Lira, sobre uma figura indispensável no cenário cultural brasileiro dos anos 1990 e 2000.

A exibição é gratuita e vai acontecer na próxima quinta, dia 8, às 19h. A retirada de ingressos estará liberada na bilheteria do MIS 1 hora antes da sessão. Após o filme, será realizado um bate-papo com a diretora. 

A relação do MIS com Fernanda Young vem de longa data. Em 2012, o Museu exibiu a exposição “A louca debaixo do branco”, baseada no livro homônimo de Fernanda sobre a relação das mulheres com o casamento. A instalação contou com fotografias de nomes como Bob Wolfenson, Hidelbrando de Castro, Daniel Klajmic, Ludovic Carème, Paulo Vainer e Henrique Gendre, além de vídeos da própria Fernanda, de Raquel Zimmermann, de Cláudio Belizário e de Rodrigo Bernardo.   

Fernanda Young

Fernanda Young (1970–2019) foi uma escritora, roteirista, apresentadora e atriz brasileira, conhecida por seu estilo provocador e multifacetado. Nascida em Niterói, Rio de Janeiro, destacou-se como coautora da série de comédia “Os Normais” (2001–2003), exibida pela TV Globo, em parceria com seu marido, Alexandre Machado. 

Além da televisão, publicou diversos livros, incluindo romances e poesias, como “Vergonha dos Pés” (1996) e “A Mão Esquerda de Vênus” (2015). Na TV por assinatura, apresentou programas como “Irritando Fernanda Young” e protagonizou a série “Surtadas na Yoga”. 

Young faleceu aos 49 anos, vítima de uma crise asmática, deixando um legado marcante na cultura brasileira. 

Ana Paula Tavares

Jornalista formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre em História Política e Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Trabalhou na Globosat e na Fundação Roberto Marinho. Atualmente, é redatora-chefe do Bonecas Russas e subeditora do Portal Café História. Adora Jane Austen, The Office e mora em Brasília.

Don't Miss