Se você nasceu nas décadas de 1980 e 1990, em algum momento você também sonhou acordado com o Delorean, o carro que o Doutor Emmett Brown transformou em uma bela e incríel máquina do tempo, e que o jovem Marty McFly usou para ir para o passado, o futuro e o presente alternativo. Em alumínio, o carro nasceu futurista, e casou bem com a proposta da triologia dirigida por Robert Zemeckis em 1985 e 1990. Mas será que ainda há muitos Deloreans rodadno por aí?
A empresa que fabricava o carro DeLorean foi a DeLorean Motor Company (DMC), fundada por John DeLorean em 1975. Entre 1980 e 1982, a empresa produziu 8.600 carros DeLorean DMC-12, antes de falir, em 1982. Ou seja, a novidade não foi lá muito bem recebida pelo público. Hoje, cerca de 303 daquelas unidades estão circulando, atualmente, no Reino Unido. Mas difrerente do que ocorrera no passado, hoje, cada unidade é venerada pelo público, justamente pelo apelo visual e afetivo que o filme desperta.
Os dados das unidades remanescents foram divulgados recentemente pela Driver and Vehicle Licensing Agency (DVLA) na plataforma de leilões Collecting Cars, e noticiados pelo portal Sky News.
Apesar de seu desempenho modesto – equipado com um motor V6 de 2,85L que gerava 130 hp – o DeLorean conquistou status de ícone cultural, impulsionado por seu design futurista e portas em estilo “asa de gaivota” . A fama foi consolidada com sua aparição nos filmes, onde se tornou símbolo de viagens no tempo. Hoje, modelos restaurados podem alcançar valores de até £80.000 em leilões, refletindo sua crescente valorização entre colecionadores.
O legado do DeLorean continua vivo nas telas e também em eventos comemorativos. Em junho de 2024, uma frota de 62 veículos participou de uma celebração em Belfast, marcando o 40º aniversário do modelo . Além disso, a trilogia “De Volta para o Futuro” inspirou um musical de sucesso no West End e há planos para integrar a temática em um parque temático da Universal Studios no Reino Unido.
No Brasil, existem apenas algumas unidades do DeLorean DMC-12. Várias páginas na internet estimam que existam cerca de 17 unidades registradas no país, tornando-os um raro e valorizado carro colecionável. Não encontramos, no entanto, nenhuma confirmação oficial desde número. Em 2016, o portal Auto Esporte encontrou um Modelo 1981 que está à venda em São Paulo por R$ 220 mil. Atualmente, o DeLorean também está sendo oferecido em uma versão elétrica pela empresa LYNX.