Ícone do site Bonecas Russas

Livro sobre metodologia científica ganha download gratuito

Livro tem aplicação interdisciplinar. Foto: Yungchuan KO

Já está disponível gratuitamente para download o livro Métodos de pesquisa em comunicação política, de Rousiley C. M. Maia, professora titular da UFMG e uma das mais respeitadas pesquisadoras da área. Publicado pela EDUFBA, o volume aborda técnicas e instrumentos metodológicos de maneira didática e contextualizada, com foco nos desafios da comunicação política como campo interdisciplinar. Clique aqui para baixar.

Comunicação política é um campo interdisciplinar que estuda as interações entre comunicação, mídia e política. Ela investiga como informações políticas são produzidas, transmitidas e recebidas por diferentes atores — como governos, partidos, movimentos sociais, jornalistas e o público. A comunicação política não se limita apenas à propaganda eleitoral ou à fala de políticos. Ela abrange todas as formas de discurso e mediação que dizem respeito à vida pública e às decisões coletivas. Isso inclui: Campanhas eleitorais e estratégias de marketing político; cobertura jornalística de temas políticos; interações entre políticos e cidadãos nas redes sociais; disputas simbólicas sobre temas públicos; deliberações em ambientes formais ou informais; a atuação da mídia como mediadora do debate democrático – todos esses temas aparecem em diversos campos das humanas, da história a sociologia.

No livro, a autora propõe estratégias analíticas para estudar os complexos processos comunicativos que atravessam a política institucional formal, os mercados, as organizações da sociedade civil e as experiências cotidianas. O livro parte de inquietações acumuladas em pesquisas anteriores e busca atender à crescente demanda por instrumentos metodológicos mais refinados no estudo das práticas midiáticas e do debate público.

Da pesquisa empírica à reflexão metodológica

Segundo Rousiley Maia, a motivação para escrever o livro surgiu da experiência acumulada em diferentes investigações empíricas ao longo de duas décadas. Entre os trabalhos que fundamentam a nova obra estão Mídia e deliberação (FGV, 2008), Deliberation, the media and political talk (Hampton Press, 2012) e Recognition and the media (Palgrave, 2014), além de Deliberation across deeply divided societies (Cambridge University Press, 2017), este último em coautoria com Jürg Steiner, M.C. Jaramillo e S. Mameli.

Esses estudos exploraram desde debates públicos mediados pela mídia até discussões presenciais em sociedades marcadas por conflitos. A partir deles, foram desenvolvidos métodos originais, como os Deliberative Transformative Moments (DTM), elaborados em parceria com Steiner, e análises multimodais em colaboração com Hartmut Wessler. O livro também é resultado do trabalho coletivo do Grupo de Pesquisa em Mídia e Esfera Pública (EME/UFMG), envolvendo diversas gerações de pesquisadores brasileiros.

Sair da versão mobile