Acredite se quiser. Segundo o relatório do portal Publish News, especializado no mercado editorial brasileiro, da lista dos 10 livros mais vendidos no Brasil no mês de abril de 2025, os três primeiros são livros de colorir para adultos. Os três são da coleção “Bobbie Goods”, publicados pela editora Harper Collins. E tem mais: a coleção aparece também na sétima posição, compondo, portanto, 40% da lista. Não há literatura na lista, o que tem preocupado escritores e parte do público leitor.
As outras seis posições da lista são livros de autoajuda, religiosidade e vida financeira. Em quarto lugar está “Café com Deus Pai 2025”, de Junior Rostirola (Ed. Vélos) ; em quinto, “Mais esperto que o diabo”, de Napoleon Hill (Ed. CItadel); em sexto, “O poder da autorresponsabilidade”, de Paulo Vieira (Ed. Gente); em oitavo, “Em nome do povo: como o casamento entre Estado e Moeda te deixa mais pobre”, de Bruno Perini (Ed. Citadel); em nono, “Amanhecer na colheira”, de Suzanne Collins (Ed. Rocco); em décimo, “Café com Jesus”, de Vinicius Iracet (Ed. Cotadel)
O ranking de livros mais vendidos é elaborado a partir da soma simples das vendas de todas as livrarias consultadas (ver quadro ao lado). Cada título é considerado em apenas uma categoria. Por exemplo, os livros de negócio e autoajuda não são considerados na lista de não ficção. Além disso, cada edição de uma obra é considerada individualmente. Livros em domínio público, com diversas edições com ISBNs diferentes em editoras diversas, não têm suas vendas somadas.
Bobbie Goods?
Bobbie Goods é uma marca de ilustrações e produtos de papelaria, criados por Abbie “Bobbie” Goveia, que se tornou popular por seus livros de colorir e outros itens que evocam nostalgia e aconchego. A marca é conhecida por personagens adoráveis, como ursinhos e patinhos, e por suas ilustrações que refletem a natureza e a empatia, segundo a Editora Sextante.
Desde 2021, a marca conquistou uma base de fãs global com suas ilustrações nostálgicas e “personagens adoráveis”, como Dr. Parmesan, Opal, Beanbag e Apple, que vivem cenas acolhedoras e cotidianas. Sua arte é amplamente compartilhada em plataformas como TikTok (com mais de 1,2 milhão de seguidores) e Instagram (com mais de 130 mil seguidores). Embora com feições infantis, o livro de colorir é consumido por adultos.
A marca Bobbie Goods começou com livros de colorir e expandiu para uma variedade de produtos, incluindo bolsas para colorir, adesivos, cartões e mais. Em 2023, Abbie lançou o livro “How to Draw Super Cute Things with Bobbie Goods” (traduzido para o português), que ensina, passo a passo, como desenhar personagens e objetos em seu estilo característico.
“Fenômeno no TikTok, as ilustrações tomaram proporção enorme em pouco tempo. A hashtag #bobbiegoods na rede social já acumula mais de 145 mil publicações, e a #coloringbook (livro de colorir, em português), mais de 700 mil. Entre o fim de dezembro de 2024 e o início de março de 2025, mais de 150 mil cópias de obras de colorir foram vendidas no país, segundo a Nielsen Bookscan, que monitora o comércio de livros brasileiro”, escreveu o jornal Nexo sobre os livros da coleção.
Coleção puxa números para cima
Nesta quinta-feira (15), o 4º Painel de Varejo de Livros no Brasil de 2025 mostrou, segundo a Publish News, a boa saúde apresentada pelo setor livreiro entre março e abril de 2025, com um aumento de 15,84% em volume e 12,92% em valor em relação ao mesmo período do ano passado. Luiz Gaspar, Diretor Regional da NielsenIQ Book Brasil, afirmou que o crescimento de dois dígitos no período foi puxado pelo “fenômeno” dos livros de colorir. “Alguns títulos venderam cerca de 75 mil unidades em quatro semanas. No entanto, ao excluirmos os livros de colorir, o mercado ainda apresenta taxas de crescimento de 7% e 8% em volume e faturamento”, analisou Gaspar.
Leia mais notícias do Bonecas Russas aqui.