Ícone do site Bonecas Russas

YouTuber ensina o básico da vida para quem não teve pai por perto

Rob Kenney em vídeo. Ele foi abandonado pelo pai quando ainda era jovem. Foto: reprodução.

Como se barbear, trocar o pneu do carro, dar nó na gravata, instalar uma prateleira, armar uma barraca de camping, cozinhar um arroz simples ou até usar uma furadeira. Essas são apenas algumas das dezenas de tarefas práticas que o americano Rob Kenney ensina em seu canal no YouTube, Dad, how do I? (em português, Pai, como eu faço isso?). Com mais de 5 milhões de inscritos, o canal virou um sucesso mundial — mas por trás dele existe uma história de abandono, resiliência e generosidade.

Rob Kenney foi criado sem a presença do pai, que abandonou a família quando ele tinha apenas 14 anos. Depois de adulto e já com filhos, ele decidiu que queria fazer algo por meninos e meninas que, como ele, cresceram sem uma figura paterna para ensinar o básico da vida adulta. Foi assim que nasceu o canal, em que Rob aparece com um jeito sereno e acolhedor, explicando passo a passo como executar tarefas simples do cotidiano.

O tom dos vídeos é direto, mas também cheio de afeto. Em vez de apenas ensinar, Rob conversa com os espectadores como se fossem filhos. Em alguns vídeos, ele até se despede dizendo que tem orgulho deles. O sucesso foi tão grande que o canal se transformou num movimento de afeto, com seguidores do mundo todo deixando comentários emocionados: filhos que perderam os pais, pais que aprenderam a ser melhores, órfãos que encontraram conforto na figura de Rob.

Embora o conteúdo seja em inglês, os vídeos são fáceis de acompanhar e muitos já têm legendas em português adicionadas pela comunidade. Recentemente, o YouTube também começou a fazer dublagem para o português com a sua IA, que é bastante boa. Entre os mais assistidos estão “How to tie a tie” (Como dar nó em gravata), “How to fix most running toilets” (Como consertar descargas com defeito) e “How to shave your face” (Como se barbear). Há ainda vídeos de culinária básica, dicas financeiras e conselhos emocionais — sempre com um toque de paternidade acolhedora.

Rob Kenney também lançou um livro inspirado no canal, intitulado Dad, How Do I?: Practical “Dadvice” for Everyday Tasks and Successful Living, reunindo suas histórias e lições mais marcantes. Mas talvez o maior legado de Rob seja mostrar que gestos simples, como ensinar alguém a pendurar um quadro ou consertar uma pia, podem ter um impacto profundo quando vêm de um lugar de cuidado e empatia.

Você pode acessar o canal aqui: Dad, how do I? no YouTube.

Sair da versão mobile