14 de maio de 2025
Nova Imagem no Header

Três livros para entender melhor “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai

Mujica era uma das principais lideranças de esquerda na América Latina, tendo sua luta política contra a ditadura se tornado um marco da resistência contra o autoritarismo
14 de maio de 2025
ícone da esquerda latino-americana José Alberto “Pepe” Mujica Cordano, aos 89 anos.
Morreu nesta terça-feira (13), no Uruguai, o ex-presidente, ex-guerrilheiro e ícone da esquerda latino-americana José Alberto “Pepe” Mujica Cordano, aos 89 anos. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil, 2023.

José “Pepe” Mujica, presidente do Uruguai entre 2010 e 2015, morreu na última terça-feira (13) aos 89 anos. Ele tinha câncer de esôfago em estado avançado e encontrava-se em cuidados paliativos. Ex-guerrilheiro e militante de esquerda, Mujica era uma das principais lideranças de esquerda na América Latina, tendo sua luta política contra a ditadura se tornado um marco da resistência contra o autoritarismo.

Ao longo de sua vida, Mujico foi um daqueles caras que escolheu lutar a “luta certa”, estando ao lado dos pobres e dos oprimidos. Humilde, calmo e sempre preparado para falar sobre temas complexos, Mujica foi até o fim uma pessoa lúcida e bem-humorada. Para conhecer um pouco mais sobre essa figura incrível de nosso universo latino-americano, preparamos a indicação de três livros sobre “Pepe” Mujica:

“Uma Ovelha Negra no Poder”, de Andrés Danza e Ernesto Tulbovitz (clique aqui)

Publicado originalmente em 2015, este livro se tornou um best-seller instantâneo ao detalhar de maneira íntima e crítica o período presidencial de Mujica. Escrito pelos jornalistas uruguaios Andrés Danza e Ernesto Tulbovitz, “Uma Ovelha Negra no Poder” oferece uma visão ampla dos bastidores da política uruguaia, revelando as decisões, conflitos e negociações vividos durante os cinco anos de governo.

A obra também aborda aspectos pessoais do líder uruguaio, desde sua conhecida austeridade até a capacidade de comunicação simples e direta que conquistou admiradores em todo o mundo. Fundamental para entender como Mujica conseguiu implementar políticas sociais avançadas em um contexto político tradicionalmente conservador, o livro também é uma crítica equilibrada que mostra os desafios e contradições enfrentados pelo presidente mais incomum da história recente do país.

“Palavras para depois: conversas com Pepe Mujic”, de Fabián Restivo (clique aqui)

Este livro traz uma coletânea de conversas entre o ex-presidente uruguaio Pepe Mujica e o jornalista argentino Fabián Restivo, fruto de dez dias de diálogos sobre temas diversos como vida, militância, política, amor, juventude e meio ambiente. Sem oferecer respostas definitivas ou pré-fabricadas, Mujica enfatiza sua visão de que estamos em constante aprendizado, processo essencial não apenas para construir novos modos de organização social e política, mas também para repensar nossa existência no mundo.

Na introdução, assinada por Olívio Dutra, destaca-se que esta conversa profundamente humana nos recorda que, mesmo diante das dificuldades e injustiças, sempre existe uma fagulha ardendo sob as cinzas, precisando apenas de um sopro para reacender. Esta leitura é, sem dúvida, imprescindível para alimentar tal chama.

“Chomsky & Mujica: Sobrevivendo ao século XXI”, de Saúl Alvídrez (clique aqui)

Duas referências mundiais do pensamento contemporâneo se reúnem em Chomsky & Mujica: sobrevivendo ao século XXI para conversar sobre questões transcendentais que afetam a humanidade e debater alternativas para o futuro. De um lado, José Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai e ex-guerrilheiro que alcançou enorme popularidade internacional pregando a austeridade, a sabedoria e o bom senso. Do outro lado, Noam Chomsky, o intelectual e ativista estadunidense que revolucionou a linguística e se dedica a temas humanísticos e filosóficos do nosso tempo. O documentarista mexicano Saúl Alvídrez reuniu os dois pela primeira vez, criando o clima propício para uma frutífera troca de ideias.

Do encontro dessas vozes, surgem reflexões que permitem uma aproximação das grandes questões que o mundo está enfrentando: as consequências das mudanças climáticas, os males da política, a corrupção, o populismo, a crise do capitalismo e as suas sucessivas mutações, a lógica da economia de mercado e os problemas de produção, entre muitas outras.

Diante da ameaça de um colapso civilizacional e das alternativas contraditórias da esquerda, Chomsky & Mujica apontam os valores que devemos priorizar para avançarmos em direção a uma mudança sustentável: a democracia, a liberdade, a vida com propósito, o amor e a amizade como pilares a partir dos quais um novo rumo pode ser construído.

Leia mais matérias do Bonecas Russas.

Ana Paula Tavares

Jornalista formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre em História Política e Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Trabalhou na Globosat e na Fundação Roberto Marinho. Atualmente, é redatora-chefe do Bonecas Russas e subeditora do Portal Café História. Adora Jane Austen, The Office e mora em Brasília.

Don't Miss