José “Pepe” Mujica, presidente do Uruguai entre 2010 e 2015, morreu na última terça-feira (13) aos 89 anos. Ele tinha câncer de esôfago em estado avançado e encontrava-se em cuidados paliativos. Ex-guerrilheiro e militante de esquerda, Mujica era uma das principais lideranças de esquerda na América Latina, tendo sua luta política contra a ditadura se tornado um marco da resistência contra o autoritarismo.
Ao longo de sua vida, Mujico foi um daqueles caras que escolheu lutar a “luta certa”, estando ao lado dos pobres e dos oprimidos. Humilde, calmo e sempre preparado para falar sobre temas complexos, Mujica foi até o fim uma pessoa lúcida e bem-humorada. Para conhecer um pouco mais sobre essa figura incrível de nosso universo latino-americano, preparamos a indicação de três livros sobre “Pepe” Mujica:
“Uma Ovelha Negra no Poder”, de Andrés Danza e Ernesto Tulbovitz (clique aqui)
Publicado originalmente em 2015, este livro se tornou um best-seller instantâneo ao detalhar de maneira íntima e crítica o período presidencial de Mujica. Escrito pelos jornalistas uruguaios Andrés Danza e Ernesto Tulbovitz, “Uma Ovelha Negra no Poder” oferece uma visão ampla dos bastidores da política uruguaia, revelando as decisões, conflitos e negociações vividos durante os cinco anos de governo.
A obra também aborda aspectos pessoais do líder uruguaio, desde sua conhecida austeridade até a capacidade de comunicação simples e direta que conquistou admiradores em todo o mundo. Fundamental para entender como Mujica conseguiu implementar políticas sociais avançadas em um contexto político tradicionalmente conservador, o livro também é uma crítica equilibrada que mostra os desafios e contradições enfrentados pelo presidente mais incomum da história recente do país.
“Palavras para depois: conversas com Pepe Mujic”, de Fabián Restivo (clique aqui)
Este livro traz uma coletânea de conversas entre o ex-presidente uruguaio Pepe Mujica e o jornalista argentino Fabián Restivo, fruto de dez dias de diálogos sobre temas diversos como vida, militância, política, amor, juventude e meio ambiente. Sem oferecer respostas definitivas ou pré-fabricadas, Mujica enfatiza sua visão de que estamos em constante aprendizado, processo essencial não apenas para construir novos modos de organização social e política, mas também para repensar nossa existência no mundo.
Na introdução, assinada por Olívio Dutra, destaca-se que esta conversa profundamente humana nos recorda que, mesmo diante das dificuldades e injustiças, sempre existe uma fagulha ardendo sob as cinzas, precisando apenas de um sopro para reacender. Esta leitura é, sem dúvida, imprescindível para alimentar tal chama.
“Chomsky & Mujica: Sobrevivendo ao século XXI”, de Saúl Alvídrez (clique aqui)
Duas referências mundiais do pensamento contemporâneo se reúnem em Chomsky & Mujica: sobrevivendo ao século XXI para conversar sobre questões transcendentais que afetam a humanidade e debater alternativas para o futuro. De um lado, José Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai e ex-guerrilheiro que alcançou enorme popularidade internacional pregando a austeridade, a sabedoria e o bom senso. Do outro lado, Noam Chomsky, o intelectual e ativista estadunidense que revolucionou a linguística e se dedica a temas humanísticos e filosóficos do nosso tempo. O documentarista mexicano Saúl Alvídrez reuniu os dois pela primeira vez, criando o clima propício para uma frutífera troca de ideias.
Do encontro dessas vozes, surgem reflexões que permitem uma aproximação das grandes questões que o mundo está enfrentando: as consequências das mudanças climáticas, os males da política, a corrupção, o populismo, a crise do capitalismo e as suas sucessivas mutações, a lógica da economia de mercado e os problemas de produção, entre muitas outras.
Diante da ameaça de um colapso civilizacional e das alternativas contraditórias da esquerda, Chomsky & Mujica apontam os valores que devemos priorizar para avançarmos em direção a uma mudança sustentável: a democracia, a liberdade, a vida com propósito, o amor e a amizade como pilares a partir dos quais um novo rumo pode ser construído.
Leia mais matérias do Bonecas Russas.